domingo, 16 de maio de 2010

TUDO NO LUGAR CERTO


Para quem gosta de correr, fazer caminha, etc. Aqui vai algumas dicas para você fazer uma corrida eficiente e segura, o corpo todo precisa trabalha em sintonia, com cada parte na posição correta e realizando movimentos sincronizados. Veja como:

COSTAS - Precisam ficar alinhadas com a cabeça, o pescoço, os ombros e os quadris. Relaxe pescoço e ombros e cuidado para não projetar a cabeça para trás nem correr olhando para o chão (com o queixo para baixo), pois pode sobrecarregar a região cervical. Um truque para imprimir velocidade, principalmente na subida, é inclinar o tronco um pouco a frente.

BRAÇOS - Durante o exercício, os cotovelos devem estar flexionados a 90 graus e os punhos felaxados. É importante que os braços se movimentem de forma alternada com as pernas (como um pêndulo), a fim de dar impulsão e ritmo à corrida.
ABDÔMEN - Contraia leve mente a barriga enquanto corre, para não forçar a região lombar e esticar as costas, o que vai tornar a corrida mais potente. Mas fique atenta: de comprimir demais a musculatura, você corre o risco de deixar o corpo tenso, prejudicando o exercício.

JOELHOS - O ideal é flexioná-los na medida certa a cada passada: nem demais, para não comprometer a agilidade do movimento, nem de menos, pois manter as pernas estendidas aumenta a sobrecarga na hora da pisada, diminui a amplitude da passada e abre espaço para lesões.

PÉS - Não importa o tipo de pisada, o movimento deve ser sempre o mesmo: toque o chão primeiro com o calcanhar, transfira o peso do corpo para a planta do pé e, por último, para os dedo, dando impluso para o passo seguinte.

por revista Boa Forma

Nenhum comentário:

Postar um comentário